26 fevereiro 2016

Descubra o tipo de seus cachos e saiba como cuidar


Oi gente! Quem começou a assumir os cachos e os crespos agora, não deve saber que o cabelo é separado por tipos o 1, 2, 3, e 4. O 1 são os cabelos lisos, mas como o assunto aqui é cabelo cacheado vou falar do 2,3 e 4. Cada tipo de cabelo tem suas particularidades e os cuidados são diferentes. E acredite, não é difícil de identificar qual é o seu.



Tipo 2: Ondulado

O cabelo tipo 2 não é liso e nem cacheado, é ondulado. Os fios desse tipo de cabelo são sedosos, não tanto quanto o cabelo liso e um pouco ressecado nas pontas. O 2A por exemplo, é liso na raiz e levemente ondulado nas pontas, mas não chega a cachear. O 2B já possui um pouco de ondas e um certo voluminho no cabelo, as pontas são mais ressecadas do que o 2A. E o 2C, é mais ressecado que os dois tipos já citados, as ondas são mais fechadas, mas ainda assim não cacheia.

Dicas de cuidado: Esse tipo sofre com o ressecamento nas pontas e a falta de definição. Faça bastante hidratações dando atenção especial para as pontas. Se quiser mais definição abuse de ativadores de cachos ou mousses, é só colocar um pouco na mão e amassar o cabelo de baixo para cima, incentivando a formação de cachos. Se quiser que as ondas durem mais, é só passar um pouco de spray fixador nos fios.



Tipo 3: Cacheado

Olha o cabelo cacheado aí minha gente, rs.

O tipo 3 são bem mais ressecados, definidos e volumosos do que o tipo 2 e exigem mais cuidados também. O 3A tem os cachos soltos com o formato de um s aberto. O 3B é um pouco mais fechado e tem o formato de uma mola, eles são mais ressecado do que o 3A, ele pode ter uma aparência lisa na raiz e é preciso provocar o volume se você quiser um. O 3C tem uma textura um pouco crespa e pode ser confundido com o 4A, ele tem os cachos mais fechadinhos e são bem ressecados. O motivo do ressecamento dos cachos é por causa do formato espiral do cabelo, o óleo natural que a gente produz não consegue chegar até as pontas, por isso que é importante você abusar de umectações.

Dicas de cuidado: Esse tipo de cabelo tende a ter bastante frizz (isso para alguns não é problema nenhum, inclusive pra mim, rs) por causa do ressecamento. Além de muita hidratação e nutrição para deixar os cachos mais saudáveis e bem cuidados, você pode fazer fitagem, uma técnica que consiste em finalizar o cabelo dividindo em fitas, para os cachos ficarem mais definidos. Para dá AQUELE volume é bem simples, quando ele secar bagunce a raiz com um pente de dentes largos (pente-garfo) ou pode ser com os dedos mesmo. Para penteá-los, recomendo o uso de pente de madeira, pois ele provoca menos frizz e não quebra o cabelo. Quando for cortá-lo procure por um especialista e alguém de confiança, não vá em qualquer cabeleireiro para não voltar para casa com aquele volume estilo guar-chuva sabe? Rsrs.



Tipo 4: Crespos

Enfim chegamos aos crespos. Engana-se quem pensa que os cabelos desse tipo são grossos e duros, pelo o contrário, eles são finos e quebram com facilidade. São macios quando bem tratados. Ele é beem ressecado e necessita muito de umectação e hidratação. O 4A como eu disse antes é parecido com o 3C a diferença é que os fios são mais crespos e os cachos mais fechados, esse tipo de cabelo não precisa de muita coisa para definir e mesmo ressecado os cachos não deformam totalmente. O 4B não forma cachos, os fios tem um formato da letra "z" e são bem volumosos (amo ♥). O 4C também são no formato de um "z", porém beem fechadinho, formando um black lindo e poderoso. As pessoas costumam dizer que o tipo desse cabelo só cresce para cima, de certa forma é verdade, porém quando ele atinge um certo tamanho o peso aumenta  e eles caem obedecendo a gravidade. O cabelo crespo encolhe muito, o 4C por exemplo, chega a encolher 75% por causa de seu formato. Imagina aí o tamanho verdadeiro do cabelo da moça da foto? O fator encolhimento surpreende todo mundo, rs.

Dicas de cuidado: Esse tipo de cabelo é seco, mas como disse antes, são macios se bem cuidados, pegar neles pode virar um vicio, rs. Eles são os mais frágeis de todos os tipos, pois tem menos camadas de cutículas, por isso eles tem pouca proteção natural contra os danos. A solução é hidratar, hidratar, nutri e nutri, sempree. Recomendo muito a nutrição noturna com o óleo de oliva extra virgem, todas as vezes que fiz deu muito certo, meu cabelo ficou macio e nutrido. Existem algumas youtubers do tipo 4 para você seguir e acompanhar as dicas de cuidado e eu recomendo pra caramba o canal da Joyce, ela dá um show de dicas, principalmente com produtos naturais, vale a pena.



Ah, o meu cabelo é meio 3C e meio 4A, rs, ele é a mistura dos dois, atrás perto da nunca ele é 3C e em cima e na frente é 4A, então não consigo identificá-lo com um tipo só rsrs. Vale lembrar também que mesmo tendo tipos para identificar o seu cabelo, todos não são totalmente iguais, mesmo que sua amiga tenha o mesmo tipo que o seu, eles não são iguais. Alguns produtos por exemplo, pode dá certo pra ela e não pra você, por isso é sempre bom testar. Cada cabelo mesmo sendo dos mesmos tipos e classes, tem suas singularidades.


Qual o tipo do seu cabelo?

Espero que tenham gostado do post e que ele tenha sido útil. 
Me encontrem por aí: Instagram - Twitter - Meu Blog


Um grande beijo!

2 comentários:

  1. meu cabelo está voltando a enrolar agora e se eu fosse classificá-lo em um desses aí de cima, seria 3A (: adorei o post! <3
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Luana! Fico feliz que você tenha gostado do post. O 3A é lindo, aproveite, cuide e ame muito seus cachos.

    Beijooos. ♥

    ResponderExcluir

« »